ALGUNS RISCOS QUE OS TPDS E EQUIPE ESTÃO EXPOSTOS

Insalubridade

A insalubridade pode ser entendida como a exposição do trabalhador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos em circunstâncias prejudiciais à saúde, que porventura possa existir no ambiente de trabalho. Os riscos decorrentes de contato com agentes biológicos nocivos à saúde, ainda que tal contato seja apenas intermitente através da infecção cruzada, a profissão de Técnico em Prótese Dentária ainda não está definida como INSALUBRE. Portanto depende de você se prevenir e proteger sua equipe.

Riscos ocupacionais ou biológicos

Aquisição de doenças como: hepatite A, B, C, D e G, sífilis, HIV, herpes, COVID-19 que são transmitidas pelos fluidos biológicos (saliva e sangue), além de doenças causadas por bactérias e fungos como infecções oculares e respiratórias, pneumonia, meningite, septicemia, transmitidas pelo ar. Importante manter a cobertura vacinal em dia.

Riscos químicos

Agentes químicos que contém toxinas afetam o sistema nervoso central, bem como os metais ferro, cromo, cobalto e níquel. Os componentes das ligas são carcinógenos respiratórios podendo causar câncer de pulmão, câncer nasal, câncer no trato respiratório doença granulomatosa crônica do pulmão, granulomas epitelióides, danos genotóxicos, danos ao DNA, fibrose intersticial, pneumoconiose além de osteossarcoma. As exposições aos metais e aos solventes são considerados uma possível causa para a Doença de Parkinson. Materiais como: solventes, ácidos, gases e vapores durante a polimerização das resinas, manipulação de metais e confecção de porcelanas. Diversas doenças principalmente pulmonares estão relacionadas à inalação de partículas de sílica dentro do ambiente laboratorial, pela manipulação de materiais como revestimento, alginato, refratários, resinas, abrasivos e pó de porcelana. Uma delas é a silicose (doença fibrótica pulmonar que se assemelha a tuberculose e a sarcoidose) que afetam trabalhadores expostos à poeira da sílica nas indústrias de cerâmica, ou seja, a inalação da poeira inorgânica da porcelana.

Monômero metaclilato de metila

Alguns estudos sobre a exposição aos vapores de metil metaclilato avaliam o dano causado ao trato respiratório, especialmente na cavidade nasal, mostrando um padrão de regeneração e degeneração, exposição a níveis maiores podem causar irritação ocular e na mucosa, incluindo estomatite. Também podem causar asma e efeitos sistêmicos como distúrbios neurológicos, danos no cérebro e no sistema nervoso periférico como parestesia, rigidez, dor, aquecimento e sensação de frio nos dedos. As luvas de procedimentos e luvas cirúrgicas não funcionam como barreira ao metacrilato, pois ele penetra facilmente pelo material da luva (borracha e vinil), preferir em Nitrílica (borracha sintética).

Ligas metálicas

Do grupo da platina (platina, paládio, ródio e irídio) é conhecido por causarem reações agudas de hipersensibilidade, primariamente sintomas respiratórios ou urticária e, menos comumente a dermatite por contato. Níquel, cromo e cobalto, o pulmão é o órgão alvo principal da toxicidade do níquel e do cromo, estudos mostram a ligação entre a inalação de níquel ao câncer de pulmão a ao câncer nasal.

Fotopolimerizadores

Podem emitir radiação não-ionizante e raios infravermelhos, recomenda-se o uso de óculos adequados, com lente cor de abóbora. Sua utilização não deve exceder 100 minutos diários, podendo causar injúria térmica e/ ou fotoquímica na retina. Todos os elementos ópticos do globo ocular são susceptíveis à radiação ultravioleta. O principal efeito deletério da radiação UV é catarata cortical, além de causar câncer do globo ocular, retinite, mudanças morfológicas e bioquímicas no cristalino.

Riscos ergonômicos

Desenvolvimento dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT. Tais distúrbios manifestam-se como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não de alterações objetivas, principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores, em decorrência do trabalho repetitivo, sobrecarregando músculo, esqueleto, posturas inadequadas, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PortuguêsEnglishSpanishItalianChinese (Simplified)JapaneseGermanFrench
WhatsApp chat

    SOLICITAR ORÇAMENTO!



    Preencha o formulário abaixo com seus dados para que nossa equipe de vendas entre em contato.

    Se preferir, fale com nossa Central de atendimento: (11) 5542.5855, (11) 98919.6084 (WhatsApp) ou vendas@labordental.com.br.

    Nome*

    E-mail*

    Telefone para contato*

    Qual(is) produto(s) você tem interesse?*




    *Campos obrigatórios