Uma boca saudável reflete a saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher

A gengivite, por exemplo, é uma infecção causada por bactérias que podem entrar na corrente sanguínea causando várias complicações.

Sabemos que as mulheres são cíclicas e as mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana. Nessas fases da vida, em especial, as mulheres não podem esquecer de usar escovas de cerdas macias para escovação e usar fio dental todos os dias, para evitar a gengivite.

Algumas mulheres têm aftas ou inflamações da mucosa bucal, outras observam que sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Estes sintomas, normalmente, desaparecem no inicio da menstruação se a higiene bucal for adequada.

A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.

Estudos mostram que muitas mulheres grávidas têm gengivite. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre extremamente importante.

Durante a menopausa a mulher pode ter gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.

Os pesquisadores sugerem que a relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares pode levar à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.

Indivíduos com gengivite correm risco maior de terem problemas cardíacos e a possibilidade de sofrerem ataques fatais do coração é dobrada.

Um estudo revelou a existência de uma relação causal entre infecções bucais e risco de derrame, também conhecido como acidente vascular cerebral (AVC).(1)

A melhor forma de prevenir a gengivite é usar fio dental diariamente

Os diabéticos são mais propensos a terem gengivite e nestes indivíduos é mais difícil controlar o açúcar no sangue. A gengivite pode ser um fator de risco para o diabético, mesmo em indivíduos com taxa de açúcar controlado.(2)

As bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até os pulmões e causar doenças das vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em pessoas que têm gengivite.(3)

As gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.(3)

A melhor forma de prevenir a gengivite é usar fio dental diariamente e manter o hábito de higienizar a boca com uma boa escovação, além de consultas regulares ao dentista, pois a gengivite é indolor na fase inicial.

Fiquem ligados aqui no blog e até a próxima!

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/adult-oral-care/womens-oral-health-and-overall-health

(1) The American Academy of Periodontology [Academia Americana de Periodontologia], 5 de junho de 2000.

(2) The American Academy of Periodotonlogy [Academia Americana de Periodontología], 17 de janeiro de 2001.

(3) The American Academy of Periodontology [Academia Americana de Periodontología], 15 de maio de 2000.