Doenças orais, são mais comuns do que pensamos

Em matérias anteriores comentamos sobre centenas de bactérias que vivem em comunidade no meio oral, e hoje vamos abranger algumas muito comuns e que podem causar doenças e infecções bucais. Lembrando que muitas dessas infecções podem ser evitadas apenas com uma boa higiene bucal, escovando os dentes três vezes ao dia com uso de creme dental fluoretado, uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia e visitas regulares ao dentista. As doenças orais afetam a população mundial de forma geral, tanto em adultos quanto em crianças. Elas se manifestam em diversas regiões, não apenas gengivas e dentes, mas também língua e lábios. Por isso cuidados preventivos devem acontecer em toda a região bucal interna e externa.

Conheça alguns principais problemas bucais:

Placa bacteriana

Necessariamente não é uma doença bucal, mas é um dos principais indícios de que algo está errado, pois ela é o início para o desenvolvimento de outras doenças como: tártaro, cáries e gengivite. São acúmulos residuais de alimentos em pequenos espaços entre os dentes e gengivas, quando não retirados pela escovação ou uso de fio dental, se tornando o ambiente perfeito para proliferação das bactérias.

Cálculo dentário (Tártaro)

O tártaro é a consequência de quando a placa bacteriana não é removida se acumulando com um aspecto mais rígido. O alimento endurece e se calcifica entre os dentes, criando uma grossa camada de resíduos e bactérias, amarelando os dentes, podendo vir a causar outras doenças conforme mencionado acima e consequentemente a perda dos dentes. A remoção só pode ser feita por um profissional em consultório por ser muito áspero.

Cárie

É a doença bucal mais comum no mundo, ocorre pelas bactérias presentes na boca que se desenvolvem devido a resto de alimentos que se acumulam sobre os dentes. Conhecida como a principal causa de perda de dentes em crianças menores de 12 anos, ela age de forma silenciosa corroendo a estrutura dentária e pode ocasionar a perda do elemento. Excesso de alimentos açucarados e má higiene bucal são os principais fatores para o surgimento da cárie.

Gengivite

É uma inflamação da gengiva, também causada por resíduos de alimentos que se instalam em pequenos espaços entre a gengiva e o dente, que gera uma irritação na área, apresentando desconforto, sangramentos e mudança de coloração da gengiva além de retração na área. Diversas bactérias causam gengivite, elas produzem toxinas e a gengiva reage com inflamação e inchaço, onde as vezes pode ocorrer sangramento durante a escovação dos dentes.

Doença periodontal (periodontite)

É o agravamento da gengivite, quando ela não é tratada corretamente, desencadeando o desenvolvimento da periodontite, que é a forma mais grave da doença, pois se espalha abaixo da margem gengival afetando o osso e os tecidos que sustentam os dentes, deixando-os moles e com o tempo podem começar a cair. Se identificada no início pode ser revertido, sempre com a supervisão de um especialista.

Halitose

Mais conhecido como mau hálito, é um forte odor que sai da boca e pode estar relacionado a doenças bucais, como: gengivite, periodontite, cáries, xerostomia entre outros; se o mau hálito for constante procure um dentista.

Doença mão-pé-boca

Bebês e crianças em idade escolar têm maior probabilidade de desenvolver a doença mão-pé-boca. Ocorrem dor de garganta e febre, bolhas levemente dolorosas podem aparecer no interior das bochechas e na língua, bem como nas palmas das mãos, plantas dos pés e nádegas.

Câncer bucal

Apesar de não ser uma doença tão comum quanto às demais já citadas, o câncer bucal pode ser extremamente agressivo e requer atenção. A patologia bucal cancerígena é ocasionada por diversos fatores, entre eles: hábitos alimentares, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol sem proteção adequada nos lábios, predisposição genética e imunossupressão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PortuguêsEnglishSpanishItalianChinese (Simplified)JapaneseGermanFrench
WhatsApp chat

    SOLICITAR ORÇAMENTO!



    Preencha o formulário abaixo com seus dados para que nossa equipe de vendas entre em contato.

    Se preferir, fale com nossa Central de atendimento: (11) 5542.5855, (11) 98919.6084 (WhatsApp) ou vendas@labordental.com.br.

    Nome*

    E-mail*

    Telefone para contato*

    Qual(is) produto(s) você tem interesse?*




    *Campos obrigatórios