Por: Leopoldo R. Toneato, TPD

Como utilizar com facilidade, em apenas uma aplicação, a técnica 3×1 utilizando os Stains Vintage Art Universal + Líquido Yamamoto + Glaze Fluorescente da Shofu, conseguindo cor, translucidez, vitalidade, textura, visualização das cores das porcelanas, efeitos incisais e opalescentes antes das queimas e o efeito de fluorescência compatível com a dentição natural em apenas uma queima.

Em 2021, a Labordental e Shofu lançaram no mercado 3 produtos de última geração que apresentam alta versatilidade e que vieram facilitar muito o dia a dia de nós ceramistas. São eles:

1º) Pigmentos em pó de última geração Vintage Art Universal

O nome UNIVERSAL, traduz perfeitamente suas utilidades e aplicações, por ser microgranulado, com cores vivas e intensas podendo ser usado em todas as massas cerâmicas, opacos em pó e pasta, nos glazes das metalocerâmicas, bem como nas maquiagens de monolíticos em dissilicato e zircônia.

Sua estabilidade e fidelidade de cor é tão intensa que, nas maquiagens, se consegue resultados perfeitos em no máximo 2 queimas sem deixar manchas ou pontos aparentes devido sua alta solubilidade, não sendo necessária a utilização da antiga técnica do esfregaço que nos obrigavam a fazer múltiplas queimas para se conseguir um resultado satisfatório com os pigmentos até então disponíveis no mercado. Pode ser utilizado com água, líquidos de modelar, líquidos de opaco, líquidos de glaze e líquidos especiais como o Líquido Yamamoto por exemplo.

2º) LÍQUIDO YAMAMOTO

É um líquido que permite que tenhamos resultados previsíveis nas aplicações de cerâmicas de corpo, incisais, massas de efeitos incisais e opalescentes. Usado como líquido de glaze, faz com que a mistura com o pó de glaze fique transparente e não branco, como ocorre quando se usa o Líquido convencional de stain, seja com os glazes em pó comum ou fluorescente.

A sua alta densidade, nos permite fabricar espessura de esmalte translúcido compatível com a dentição natural, como também adicionar os Stains Vintage Art Universal tornando-o “transparente colorido”. (Foto A)

Misturado com os incisais, e em especial com os opalescentes, nos possibilita executar trabalhos personalizados  de alta performance e naturalidade principalmente em dentes unitários, quando temos que reproduzir um dente homônimo ou vizinho.(Veja sequência nas fotos 1 a 7).

Fim das repetições. Alto nível de translucidez e vitalidade nas porcelanas. Visualizando as cores das porcelanas antes das queimas.

EXEMPLO DE UMA TÉCNICA:

Para aplicação em um protocolo dento gengival que pode ser a mesma para casos unitários, cut back, laminados e lentes.

Eu particularmente, indico se fazer uma ou duas queimas básicas de dentina, incisal e gengiva como massa de estrutura e suporte, deixando espaço para o volume de esmalte no terço cervical, médio, efeitos incisais e também para o freio labial, papilas e caracterizações da anatomia gengival.

Misturar o líquido com as cores selecionadas (massas e stains) adicionando o Glaze Fluorescente da Shofu para realizar a TÉCNICA 3X1.

Sequencial de aplicação: Fotos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 6A e 7

Obs.: Os trabalhos nas fotos não se encontram queimados, apenas na foto 7

3º) FLUORESCÊNCIA

Da mesma forma que matiz, croma, valor e opalescência, a FLUORESCÊNCIA é uma característica individual de cada paciente. Quando expostos à luz ultravioleta, os dentes apresentam uma luminosidade azul clara brilhante. Há pacientes que apresentam luminosidade mais intensa e outros luminosidade menos intensa. Esta característica particular, precisa ser muito bem analisada tanto pelo CD quanto pelo TPD, para que não se cometa erros primários nos trabalhos uns com excesso e outros com baixo nível de fluorescência em relação a dentição natural remanescente.

Temos observado trabalhos maravilhosos vistos sob luz natural, mas que têm deixado totalmente a desejar quando o paciente se expõe a ambientes com luz ultravioleta. Os efeitos destes trabalhos inadequados, têm gerado muitos problemas sérios aos CDs e TPDs e reclamações graves passaram a ser feitas por pacientes.

Nestes últimos anos, surgiram várias marcas de Glaze Fluorescente, que se apresentaram como a solução para este problema, porém isto não é verdade e precisa ser muito bem analisado. Existem marcas com baixíssimos níveis de fluorescência e outros com excesso absurdo, dando a impressão que existe uma lâmpada acesa dentro do dente do paciente, facilmente detectados quando o paciente possui dentes remanescentes na arcada.

(Veja foto F0 exemplo de caso correto e incorreto na mesma boca)

É muito importante, antes de adquirir o seu Glaze Fluorescente, que se leve em consideração que: Se FALTAR fluorescência no seu trabalho esta errado, se SOBRAR também se encontra errado.

(Veja fotos 1F e 2F Glaze excessivo de outra marca)

Na foto 4F, vemos a naturalidade do GLAZE FLUORESCENTE SHOFU em comparação com um dente natural, bem como na Foto 5F, o monolítico das fotos 1F e 2F corrigido e mostrando a naturalidade de fluorescência com o Glaze Fluorescente Shofu comparado aos dentes naturais. Na foto 5FA veja o pó do Glaze Fluorescente Shofu sob luz fluorescente.

3º) FLUORESCÊNCIA – Glaze Fluorescente Shofu

Vejam nas imagens abaixo, o comparativo entre o Glaze não Fluorescente e o Glaze Fluorescente da Shofu que, por serem em pó, permitem a dosagem de intensidades fazendo suas misturas. Glazes em pó apresentados em embalagens com 15g e 50g

“FLUORESCENCIA NO CONSULTÓRIO, DA BANCADA À BOCA”

Elimine definitivamente os problemas com seus pacientes que frequentam boates, bares e festas onde luzes fluorescentes (ultravioletas) estão presentes.

üTomada de cor com fluorescência no consultório e no laboratório.

üLâmpadas adequadas.

üFabricando facilmente sua escala de cores de fluorescência, item obrigatório hoje para os trabalhos de laminados, lentes e coroas, principalmente se existem dentes naturais remanescentes.

üTécnica de misturas de glazes fluorescentes e não fluorescentes, objetivando atingir a intensidade adequada para cada paciente. Facilmente possível com os Glazes em pó da Shofu.

üEscala de fluorescência níveis: 1, 2, 3 e 4.

SOLUCIONE DEFINITIVAMENTE ESTE ASSUNTO QUE MUITOS INSISTEM EM DESPREZAR!

LEOPOLDO RICARDO TONEATO TPD

  • Mais de 30 anos de experiência na área de prótese – Brasil/EUA/Portugal/França.
  • Manager responsável pelo controle de qualidade por 5 anos do Laboratório João Emidio – RJ.
  • Manager do Laboratório Densign Lab Mazen Abbou – Hammersmith London – Reino Unido
  • Manager responsável da Rede de Clínicas Lusodente – Portugal.
  • Diretor do departamento educacional Labordental-SP por 13 anos.
  • Participação em Estudos e Cursos em vários congressos – Alemanha, Brasil, Espanha, EUA, França e Portugal.

4º) DICA EXTRA

SUGESTÃO PARA ELIMINAÇÃO DOS PIGMENTOS ORGÂNICOS DAS CERÂMICAS DE DENTINA (Rosa) e INCISAL (Azul)

A grande vantagem das massas opalescentes e de efeitos incisais da VINTAGE HALO e LD da SHOFU, é que os pós são brancos e não precisam passar pelo tratamento de eliminação no forno por não possuírem pigmentos orgânicos, quando misturados ao LÍQUIDO YAMAMOTO, adquirem a cor verdadeira que irão apresentar após a queima.

Técnica básica de eliminação de pigmentos orgânicos LRT:

  • Colocar a quantidade desejada de pó de porcelana (dentina/incisal/efeitos) sobre uma bandeja refratária.
  • Temperatura de entrada 400 graus.
  • Temperatura final mínima de 540 °C e máxima de 600 °C, velocidade de 50 °C/minuto SEM VÁCUO, permanência proporcional ao volume de massa utilizado (5, 10, 15 minutos).
  • O importante é visualizar a eliminação total dos pigmentos rosa e azul.

Obs.: Caso após a retirada do forno perceber resíduos de pigmentos rosa ou azul, aumente o tempo de permanência, jamais eleve a temperatura acima de 600 °C.

Para obter mais informações sobre a  Técnica 3×1  entre em contato com o TPD pelo e-mail leopoldortoneato@hotmail.com, ou se preferir, fale com nossa Central de atendimento: (11) 5542.5855, (11) 98919.6084 (WhatsApp) ou vendas@labordental.com.br.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PortuguêsEnglishSpanishItalianChinese (Simplified)JapaneseGermanFrench
WhatsApp chat

    SOLICITAR ORÇAMENTO!



    Preencha o formulário abaixo com seus dados para que nossa equipe de vendas entre em contato.

    Se preferir, fale com nossa Central de atendimento: (11) 5542.5855, (11) 98919.6084 (WhatsApp) ou vendas@labordental.com.br.

    Nome*

    E-mail*

    Telefone para contato*

    Qual(is) produto(s) você tem interesse?*




    *Campos obrigatórios